Pular para o conteúdo

Tudo que você precisa saber sobre o microfone direcional

Fotógrafo ajustando uma câmera equipada com um microfone Saramonic, capturando imagens e som de alta qualidade.

Quando falamos em captação de áudio para utilizar em podcasts, vídeos ou transmissões ao vivo, um microfone direcional de qualidade faz toda a diferença. Um bom investimento pode determinar o sucesso dos conteúdos criados.

Hoje entenderemos melhor sobre esse tipo de microfone, assim como ótimos modelos que podem ser adquiridos.

O que é um microfone direcional?

Conseguimos entender o microfone direcional como um microfone onde a sua captação depende da sua direção. Nesse caso, ele é utilizado para capturar sons pela frente ou trás, porém não ao mesmo tempo.

Isso faz com que eles sejam perfeitos para gravações ao vivo e vídeos, já que é possível gravar apenas o que se deseja, evitando que pessoas que estejam ao redor ou outros sons possam atrapalhar.

Existem ainda dois principais tipos, sendo eles:

Dinâmico

Os dinâmicos possuem maior resistência e simplicidade, funcionando praticamente de forma inversa aos alto falantes, que transformam sinais elétricos em sons. Esses microfones atuam na direção contrária.

Microfones dinâmicos são ótimos para serem utilizados ao vivo pela fácil configuração e versatilidade, mas apresentam captação menos sensível, que pode ajudar a reduzir ruídos de palco, por exemplo, mas perdendo detalhes no momento de captar o áudio.

Condensador

Possuindo uma captação mais definida e sensível, os microfones condensadores são a opção de direcionais mais utilizadas para estúdios ou captação de instrumentos. Será necessária também uma fonte de alimentação, como uma mesa de som ou placa de áudio.

O valor em relação aos dinâmicos também é um fator de diferença, já que são geralmente mais caros e também mais frágeis, necessitando maiores cuidados com quedas e movimentos bruscos.

Critérios a serem analisados

Primeiramente, é necessário entender se o microfone direcional será o ideal para as suas necessidades. Esse tipo pode servir perfeitamente nos casos já citados, mas também se faz ótimo para emissoras, músicas e até mesmo DJs e empresas que trabalham constantemente com eventos e conferências.

A resposta de frequência dos microfones deve ser analisada a fim de adquirir um microfone de qualidade. Um dispositivo que tenha uma ampla resposta consegue capturar mais frequências do que outros, tendo maior qualidade para captações com diversas vozes ou instrumentos que precisam ser captados.

Como boa regra, microfones com frequência entre 20Hz e 20kHz é um bom ponto para escolher dispositivos ideais.

Vantagens

Entre as vantagens adquiridas ao comprar um microfone direcional, podemos citar a versatilidade, já que esse tipo serve para diversas funções, sendo ótimos quando se trata de isolar e minimizar ruídos de fundo que podem prejudicar gravações.

Algumas pessoas acabam optando pelo tipo de microfone omnidirecional, por ser mais fácil de compreender pela sua captação em 360 graus. Mas isso pode rapidamente se tornar uma desvantagem, visto que pode atrapalhar muito em ocasiões que a captação deve ser mais direcionada.

Se você deseja obter microfones de qualidade, saiba que na Saramonic temos microfones com fios de até 6 metros e equipamentos sem fio com alcance de até 200 metros em campo aberto, ideal para eventos de grande porte.

Visite o nosso site e conheça os nossos produtos!