Roteiro para vídeos: 4 passos para fazer o seu

Quando o assunto é a produção de um vídeo, a primeira coisa que vem à mente são todos os equipamentos necessários para conseguir o resultado, seja câmera, iluminação, estúdio e vários outros pontos.

Porém, para ter um bom material, é necessário também se atentar a outro ponto como o roteiro do vídeo. Pois, é através dessa ação que o produtor terá a noção de que passos deve seguir para alcançar o resultado que espera.

Por isso, confira o nosso post e veja alguns passos de como fazer o seu roteiro de vídeo.

1. Identifique seu público

A princípio, um dos primeiros passos para começar o roteiro de vídeo, é estabelecer qual é o seu público-alvo. Por mais que não pareça, esse ponto é fundamental, principalmente, para atrair a atenção de quem você deseja.

Assim, com essa informação em mãos, é mais simples estabelecer quais pontos devem estar incluídos no decorrer do vídeo para que a atenção do consumidor esteja em sua produção, produto ou até mesmo serviço.

2. Escolha o objetivo

O segundo passo é estabelecer qual o objetivo do vídeo, seja venda, atrair, informar, ou várias outras possibilidades. Por isso, é preciso considerar algumas perguntas, como onde será assistido? O que pretende com ele? O que você deseja que o espectador faça após assisti-lo?

Desse modo, se a intenção é que tenha alguma ação desse espectador após o final do vídeo, é necessário desenvolver uma CTA. Mas vale destacar que ela deve estar alinhada com o propósito do vídeo.

E por fim, lembre-se de manter o objetivo claro, nem todos os casos é necessário estar totalmente explícito.

3. Estabeleça a duração necessária para seus vídeos

Outro ponto também que deve estar no roteiro do vídeo, é qual o tempo necessário de duração. Cada conteúdo precisa de uma duração ideal para alcançar o resultado, independente de qual seja o assunto abordado.

Para isso, é importante compreender que não tem um número específico, para ser, realmente, um bom vídeo, tudo deve seguir naturalmente. Assim, esse ponto deve ser estabelecido após os fatores citados acima, por exemplo.

Algumas opções, como é o caso dos vídeos para redes sociais, devem ser mais curtas e com pouca duração. Já para plataformas que costumam oferecer conteúdos mais longos, os vídeos devem ter um número maior de minutos.

4. Se atente ao tom da mensagem

Outro ponto importante, que também é a forma de se comunicar através dos vídeos. Essa ação deve ser totalmente voltada para o público-alvo, pois, o público precisa estar interessado em seu conteúdo.

Caso contrário, há uma grande probabilidade de você perder engajamento ou até mesmo a credibilidade dos espectadores. Assim, sempre ao escrever o roteiro, pense em seu público-alvo e veja qual a melhor forma de comunicação.

Em suma, o roteiro de vídeo possui um papel fundamental em sua produção e consequentemente, no sucesso da realização.

Gostou do nosso post? Então confira o nosso site e veja alguns dos produtos que podemos te oferecer, que vão auxiliar na produção do seu vídeo.

Rolar para cima