Pular para o conteúdo

Entenda a importância do briefing para o audiovisual

A imagem retrata dois profissionais em um estúdio de fotografia, engajados em uma discussão colaborativa. O homem segura uma câmera e um papel, sugerindo que estão revisando ou planejando aspectos de um projeto audiovisual. Esta imagem é ideal para ilustrar a importância do briefing no processo criativo e produtivo de projetos audiovisuais.

Em geral, um briefing é um documento utilizado por um profissional de marketing para coletar o máximo de informações possível sobre o cliente e o produto que ele está solicitando, o que auxilia na tomada de decisões e ações específicas.

Como tal, é um documento audiovisual de fundamental importância, podendo mesmo dizer-se que sem um briefing, os profissionais podem não conseguir atender eficazmente às solicitações dos clientes.

Neste artigo, conheceremos a importância do briefing na produção audiovisual e como ele pode ajudar a organizar e implementar projetos fiéis aos requisitos do cliente. Acompanhe!

O que é briefing para o audiovisual?

Como já mencionamos, o briefing é um documento que reúne as principais informações sobre o cliente e o pedido que ele está fazendo. Por exemplo, nele consta qual é a identidade da empresa, seus objetivos, valores, filosofia, público-alvo, etc.

São, como se pode ver, informações que ajudam o profissional de marketing a produzir um vídeo alinhado com o perfil de negócio do cliente. É um documento que ajuda o profissional a encontrar o tom, a linguagem e as palavras ideias para se comunicar com o público do cliente.

Vantagens do briefing para o audiovisual

A importância do briefing na produção audiovisual pode ser vista a partir das vantagens que ele oferece. Veja:

  • Organização: o briefing é elaborado para reunir o máximo de informações possível sobre o cliente e o pedido feito por ele, o que pode ajudar na hora de escrever um roteiro para a produção do vídeo. Com base no roteiro, o profissional pode se organizar melhor para conduzir o projeto.
  • Inspiração: valores, missão, filosofia e outros elementos podem ser encontrados no briefing, o que, sem dúvida, é capaz de se tornar uma fonte de inspiração para o profissional produzir um vídeo alinhado com o perfil de negócio do cliente.
  • Trabalho de qualidade: um briefing é um documento que permite a um profissional desenvolver um trabalho de alta qualidade que não apenas atenda aos padrões exigidos pelo cliente, mas também o faça feliz. Como resultado, evita-se retrabalho, o que pode tornar tal processo cansativo e improdutivo.
  • Análise crítica do projeto: o profissional pode comparar o projeto concluído e o briefing, de forma a fazer uma análise crítica para saber se o vídeo realmente atendeu aos critérios definidos pelo cliente.

Como criar um briefing para o audiovisual?

Pelo que já expusemos, com certeza ficou mais fácil saber como criar um bom briefing para fazer um vídeo. É simples e fácil, basta seguir estas dicas:

  • Defina os objetivos do vídeo, com base em reunião feita com o cliente;
  • Especifique quem é o cliente e qual o perfil do seu negócio;
  • Determine quem é o público-alvo do cliente;
  • Seja breve, objetivo e claro nas informações constantes no briefing, mas sem deixar dúvidas;
  • Defina no briefing qual estratégia deve ser adotada para a construção do produto audiovisual.

A importância dos briefings para a produção audiovisual é inquestionável. Este documento contém as informações que os profissionais precisam para realizar tal projeto de forma eficaz, segura e com alta qualidade.

Você quer ser produtor de conteúdo, mas não sabe qual é o primeiro passo que deve dar para alcançar esse objetivo? Comprar materiais de qualidade que ajudem você a realizar esse sonho. Em nosso site, é possível encontrar kits completos e de alta qualidade voltados para produtores de conteúdo. Aproveite!