Pular para o conteúdo

Microfone de estúdio: como escolher o seu

Imagem de uma boca falando próximo ao microfone de estúdio XMIC-Z4 da marca Saramonic, gravando áudio e apoiado na mesa

No mercado, podemos encontrar diversas opções de microfones diferentes, não é mesmo? Com isso, escolher o melhor modelo para o seu estúdio pode ser um grande desafio, principalmente se você não conhece as especificações de cada tipo.

Mesmo que mais modelos de microfones sejam fabricados todos os dias, existem alguns deles que são específicos para cada trabalho, como gravações em estúdios, por exemplo.

Com isso, entender qual o tipo de microfone ideal para o seu projeto faz com que você consiga ter qualidade e encontre a ferramenta correta.

Pensando em te ajudar, hoje trouxemos algumas características dos principais tipos de microfones usados no estúdio, para que você possa definir qual deles se encaixa nas suas necessidades. Acompanhe a seguir!

Tipos de microfones para estúdio

Microfone condensador de diafragma largo

Quando falamos sobre gravações em estúdios, um dos primeiros tipos de microfones que nos vem à mente são os condensadores de diafragma largo. Esses modelos são aqueles mais sofisticados visualmente, e são comuns nos estúdios.

Eles funcionam a partir de um capacitor, que converte as vibrações acústicas em corrente elétrica. Com isso, eles precisam de uma fonte de energia 48V para operarem.

Outro detalhe sobre esses modelos de microfones é que também são mais sensíveis do que outros, e o sinal de saída é mais elevado. Essa sensibilidade faz com que eles sejam ideais para gravações de vocais, por exemplo.

Microfones dinâmicos

Os microfones dinâmicos são modelos bem mais comuns do que o modelo anterior. São opções duráveis, baratas e soam de forma excepcional em grande parte das fontes sonoras durante as gravações em estúdios.

Eles utilizam uma bobina de indução móvel, que fica suspensa em um campo magnético, funcionando como um alto falante, mas ao contrário.

Essas características fazem desses microfones a escolha ideal para fontes de alto volume, como cabines de instrumentos (bateria, guitarra e baixo). Por ser uma opção mais em conta, você precisa investir em um modelo como esse.

Microfone de fita

Outra opção de microfone para ser usado no estúdio são os microfones de fita. Eles utilizam uma fita bem fina feita de material eletro condutor suspensa, para que o sinal seja gerado.

Esses microfones foram um dos primeiros a serem criados no mundo dos microfones, e por isso, são modelos mais sensíveis e frágeis. Mas, a sonoridade compensa a falta de durabilidade que possuem.

Microfone condensador de diafragma pequeno

Esses modelos de microfones também são chamados de condensadores canetas, sendo opções menores e menos robustas que a primeira descrita.

Eles são muito indicados para técnicas mais realistas de estéreo, além de também serem usados com instrumentos acústicos em estúdios.

Afinal, como escolher o modelo certo?

Durante as gravações em estúdios, escolher o modelo certo de microfone é um dos fatores que vai comprometer a qualidade dos instrumentos gravados ou dos vocais.

Conhecer mais sobre as características de cada tipo de microfone pode te ajudar a escolher a opção que mais atende às suas necessidades.

Para saber mais, acesse o site e confira os modelos disponíveis, temos certeza de que um deles será o ideal para você!