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Videocast: conheça essa modalidade do audiovisual

A imagem mostra um grupo de quatro pessoas reunidas em torno de um laptop, usando microfones de lapela sem fio, possivelmente para uma gravação de vídeo ou transmissão ao vivo. Há uma câmera em primeiro plano gravando a cena, sugerindo que estão criando conteúdo multimídia. No fundo, há um mapa do mundo, indicando um ambiente de trabalho colaborativo ou educacional com um alcance global.

Com o desenvolvimento constante da tecnologia na atualidade, podemos notar o surgimento de novos formatos de conteúdo, que se baseiam unicamente no comportamento dos consumidores. Nos dias atuais, percebemos que há uma preferência bastante evidente por conteúdos em formatos de vídeo.

E não demorou muito para as plataformas digitais, como as redes sociais, revelarem que seus algoritmos irão dar preferência para conteúdo em vídeo do que imagens ou áudios, por exemplo.

Assim, saindo da modalidade do Podcast, que já é bastante “antigo”, por assim dizer, entramos na era do Videocast, que já tem sido a preferência de inúmeras marcas — visando os excelentes resultados que ele entrega.

Mas você sabe o que é videocast e por que ele é tão importante assim? Continue lendo o nosso artigo e tire todas as suas dúvidas sobre esse novo formato de conteúdo tão preferido pelos usuários.

Afinal, o que é um videocast?

Em geral, podemos definir que o videocast nada mais é do que programas de vídeo e áudio com o simples objetivo de entreter ou informar. De maneira prática, os criadores de conteúdo podem criar assuntos do seu interesse, fazer reflexões sobre um tema específico e gerar debate com os convidados.

Agora, vamos imaginar que tudo isso é transmitido com imagens: agora sim, estamos falando do videocast — cuja tendência já promete mudar completamente o rumo dos podcasts.

Videocast: a combinação do vídeo e áudio

Conforme dissemos acima, essa modalidade está ganhando cada vez mais espaço no mercado audiovisual, tanto que grandes plataformas como Spotify já estão integrando o modelo videocast em seu sistema.

Isso porque a transmissão de vídeo tende a promover um trabalho de produção ainda mais detalhado, constituído de cenário, trabalhos de marketing, apresentação de convidados, equipamentos mais potentes (como câmeras e microfones), entre outros.

De maneira prática existem duas formas de se produzir um videocast. A primeira, relaciona-se diretamente ao áudio. Mas, nesse contexto, fica um pouco difícil entender o enredo, caso o vídeo e áudio não sejam consumidos juntos. Logo, o vídeo acaba sendo produzido por letterings, animações, ou até mesmo takes com criadores de conteúdo.

Já na segunda maneira, a transmissão é a própria gravação do podcast. Com isso, o foco estará no áudio, e a imagem acaba funcionando como um complemento de qualidade ao processo. Sem contar que nesse tipo de formato — que é o mais utilizado na atualidade, inclusive — pode ser iniciado ao vivo em canais como o YouTube e deixar gravado como vídeo, a fim de que os usuários possam assistir posteriormente.

Conclusão

Sem dúvidas, o videocast é uma das grandes apostas para produtores de conteúdo que desejam se destacar no mercado digital. Afinal de contas, estamos falando de uma grande tendência para o futuro, uma vez que os usuários ficam muito mais interessados em consumir esse formato de conteúdo, do que os podcasts tradicionais.

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